DGI e Sociedade Civil organizada. Os desafios da Complementaridade para a Integração Social dos Imigrantes em Cabo Verde

20161215 152553

Plataforma das ONG’s organizou no passado dia 15 em celebração do dia Mundial do Migrante que se celebra a 18 de Dezembro uma  palestra em parceria com a A Direcção Geral da Imigração cujo tema foi: Os desafios da Complementariedade para a Integração Social dos Imigrantes em Cabo Verde

Esta palestra foi dirigida pela Directora Geral da Imigração, Dra. Carmen Barros,  que abordou aspectos importantes da integração dos imigrantes na nossa sociedade. A directora fez o retrato sócio demográfico da origem dos imigrantes a residir no país tendo por base os dados do Censo 2010.


Ela afirmou que 71% dos imigrantes residentes são africanos da região da CEDEAO (com predominância para a Guiné Bissau, o Senegal e a Nigéria. A seguir encontramos os europeus com 17% dos imigrantes (com predominância dos portugueses e Italianos), sendo os  provenientes do continente Americano (com predominância dos brasileiros e cubanos) a consubstanciar com os 8% a quarta maior comunidade residente no país. Por último estão os asiáticos com apenas 3% dos imigrantes sendo constituídos essencialmente por chineses.


O encontro teve a presença das associações representativas das várias comunidades imigradas em Cabo Verde especialmente dos que residem na cidade da Praia.

Áreas de interesse