Plataforma das ONG’s realiza Encontro de socialização e consenso do Projeto Regional PARECO

DSCF2547

A Plataforma das ONG’s de Cabo Verde foi escolhida pela ONG Senegalesa Aliança das Comunidades para a Saúde no sentido de ser o recipiente nacional do Programa Regional “Redução dos Riscos de HIV/TB e outras co morbidades e promoção dos direitos humanos junto dos consumidores e usuários de drogas injetáveis nos cinco países da África Ocidental (Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Guiné Bissau e Senegal).


A ONG Senegalesa, Aliança Nacional das Comunidades para a Saúde (ANCS), em parceria com a rede CONTACTO, conseguiu o financiamento do Fundo Global para a implementação de um projeto regional que visa a redução do risco de VIH, tuberculose e outras co morbidades, em cinco países da África Ocidental, entre os quais Cabo Verde. Este projeto visa contribuir para colmatar uma importante lacuna no direcionamento e fornecimento de prevenção, tratamento e cuidados dos Consumidores de Drogas Injetáveis (CDI) na África Ocidental.

O programa regional (PARECO em sigla) visa melhorar o acesso a serviços de redução dos riscos (RdR) e a promoção dos direitos humanos dos CDI através das seguintes ações:
I. Promoção de um programa de Playdoyer no país onde se iniciaram a elaboração e a implementação de uma estratégia de redução dos riscos, incluindo várias medidas e programas que visam reduzir as consequências negativas do uso de drogas;
II. Reforço da Informação estratégica, permitindo medir a amplitude do fenómeno através das evidências assentes em dados fiáveis;
III. Elaboração e o reforço duma abordagem da saúde pública e dos direitos humanos para atender as necessidades sanitárias e sociais dos CDI;
IV. Formação e identificação das necessidades específicas dos CDI pelos programas VIH/TB hepatites virais;
V. Criação de um ambiente favorável para superar as barreiras sociojurídicas que limitam o acesso à prevenção e aos cuidados dos CDI;
VI. Desenvolvimento de projetos modelos inovadores em matéria de redução de riscos, permitindo a partilha das melhores práticas a nível regional.

Para a implementação deste Programa Regional em Cabo Verde, a Plataforma das ONG’s foi selecionada para desempenhar a função de recipiente secundário, assumindo a responsabilidade da gestão da mesma em parceria com a ANCS, enquanto recipiente Principal, e em estreita colaboração com os diferentes atores públicos e privados que direta ou indiretamente intervêm na luta contra o consumo abusivo das drogas e suas consequências. É neste quando que a ANCS realiza uma missão a Cabo Verde de 22 a 25 do corrente mês, com o propósito de dialogar com os diferentes parceiros, no sentido de harmonizar a compreensão dos propósitos do Projeto e proporcionar a sua apropriação por todos, garantindo as condições necessárias para a participação e a responsabilização dos diferentes atores durante o período da sua execução (2017-2019).

No quadro da missão da ANCS será realizado, nos dias 23 e 24 de Maio, um ateliê de socialização do Programa Regional, junto das ONG e Instituições Públicas que intervêm no domínio da saúde e na luta contra as drogas.

A Abertura do Atelie aconteceu esta manhã 23 de Maio na sede da Plataforma das ONG's de Cabo Verde tendo a abertura feita pelo representante da projeto PARECO (Sr. Barrou), pela Coordenadora da Comissão de Coordenação do Alcool e outras Drogas e pelo Secretário executivo da Plataforma (Sr. Mário Moniz).

Áreas de interesse