Enquadrado no 14º aniversário da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC), a organização prevê a realização de rastreios de colo uterino, mama e próstata nas zonas mais distantes do centro da ilha de Boavista. Além disso, pretendem preparar a capacitação de profissionais da saúde nesta área.
Esta ação social será realizada de 10 a 15 de julho e levará para os terrenos 16 profissionais de saúde e, almeja alcançar pouco mais de 600 pessoas, entre homens e mulheres, a partir dos 25 anos de idade. Ação decorrerá nas seguintes zonas Albufareira, Zona Norte, Rabil, Estância Baixo, Povoação Velha no bairro Barraca, entre outros lugares.
De acordo com o presidente da associação a previsão é atender à volta de 440 mulheres, sendo 220 na vertente da mama e 220 na vertente do colo uterino, com idade compreendida entre os 25 e os 70 anos, segundo orientações dos profissionais de saúde. Cada vez mais estamos a ter cancros na camada mais jovem, daí iniciarmos aos 25. Na vertente da próstata a previsão é atender 100 a 150 homens do 40 aos 75 e mais.
Fonte: A Nação