A ACRIDES, Associação de Crianças Desfavorecidas, formalizou nesta terça-feira, 07 de Junho a Rede Nacional de Proteção à Criança contra o Abuso e à Exploração Sexual. Durante o fórum nacional “Juntos Vamos Construir”, que decorre até o dia 8 de Junho na Sala de Conferência do Palácio de Governo.
O evento visa ainda apresentar o Plano Estratégico no âmbito do projeto “Reforço dos Sistemas e Mecanismos de Proteção à Criança contra Abuso e à Exploração Sexual em Cabo Verde”, financiado pela organização ECPAT Luxemburgo.
Para além da ECPAT Luxemburgo, esta iniciativa da ACRIDES tem como parceiro o Instituto de Apoio à Criança de Portugal (IAC) e o Governo de Cabo Verde.
A iniciativa, diz a ACRIDES, é uma continuidade às ações de sensibilização e advocacia do Projeto: “Reforço dos Sistemas e Mecanismos de Proteção à Criança contra Abuso e à Exploração Sexual em Cabo Verde”.
A associação acredita que a oficialização deste projeto e apresentação do seu Plano Estratégico vai tornar a Rede Nacional de Proteção à Criança contra Abuso e à Exploração Sexual mais eficaz e adaptada às realidades e meios do país e de cada ilha em particular.
Recorde-se que a Rede Nacional, que desde 2017 tem sido coordenada pela ACRIDES, promoveu várias ações de formação para capacitação dos seus Coordenadores e membros, a fim de permitir um funcionamento eficaz e sustentável, na proteção e na defesa das crianças vítimas do abuso e da exploração sexual.
Fonte: A Nação