A Associação dos Agricultores e Criadores em Defesa da Biodiversidade (AGRICRIB), da ilha do Fogo, foi uma das 22 associações/ONG´s contempladas no Edital para subvenção financeira de Projetos sociais comunitários de assistência à população vulnerável e inclusão
produtiva de pequenos negócios informais, levada a cabo pelo Ministério da Família e Inclusão Social (MFIS), através da Direção Geral de Inclusão Social (DGIS), e a Plataforma das ONG´s de Cabo Verde.
A AGRICRIB está a ser financiada no montante de 500 mil escudos, para implementação
do Projecto de Empoderamento dos Criadores Produtores de Queijos do Fogo. No total, este projecto beneficia 23 criadores, todos do concelho de São Filipe.
Com esta subvenção, a AGRICRIB, além de conseguir financiar 23 criadores para o sustento dos animais, pretende também garantir o sustento direto aproximadamente de 40
famílias, e fomentar ainda a criação do auto-emprego a cinco mulheres chefes de famílias, através da produção de queijo local.
Metas estas que vão de encontro aos objectivos do Edital lançado, no âmbito das medidas sociais de mitigação dos impactos sociais do Covid-19, ao fomentar e assegurar a inclusão produtiva de pequenos negócios informais e trazer rendimento e sustentabilidade a famílias vuneráveis.
Outro dos objectivos do projecto da AGRICRIB é, através do apoio aos criadores, abastecer o mercado municipal de São Filipe, diariamente, com 500 queijos, estimando uma produção de 600 litros de leite, ao dia.
Através deste financiamento, a associação está apoiar os criadores na aquisição de rações e quer apostar na capacitação dos mesmos na área alimentar de bovinos e na gestão e controle financeiro do negócio às beneficiárias.