A Associação de Famílias e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down, foi uma das 22 associações/ONG´s contempladas no Edital para subvenção financeira de Projetos sociais comunitários de assistência à população vulnerável e inclusão produtiva de pequenos negócios informais, levada a cabo pelo Ministério da Família e Inclusão Social (MFIS), através da Direção Geral de Inclusão Social (DGIS), e a Plataforma das ONG´s de Cabo Verde.
O projecto, intitulado “Assistir para proteger e melhor inclusão familiar e social”, tem como objectivo proporcionar o acesso a bens e informações, mais especificamente a nível da saúde, nutrição e higiene, como forma de melhorar as condições de vida das pessoas com síndrome de down.
O apoio na alimentação às pessoas com Síndrome de Down visa, assim, possibilitar o acesso a uma alimentação mais equilibrada, inclusive, através de suplementos alimentares, por forma a suprir carências nutricionais geradas por anemias crónicas permanentes, próprias da sua condição, ajudando-as a permanecerem em casa durante o confinamento obrigatório, minimizando os impactos económicos devido ao Estado de Emergência, durante o pós-pandemia.
Por outro lado, o apoio no acesso aos produtos de higiene e conforto pessoal, permite contribuir para facilitar o cumprimento das normas de lavagem frequente das mãos e uso de máscaras comunitárias, fomentando o combate à covid-19 e ao mesmo tempo a integração e inclusão social.
O projecto, financiado no montante de 500 mil escudos, beneficia, directamente, 31 pessoas com Síndrome de Down, provenientes de famílias carenciadas, através da atribuição de cestas básicas e suplementos alimentares, assim como a atribuição de kit’s de higiene pessoal e máscaras comunitárias.
Graças a esta subvenção conseguida pela Associação “Down Amor”, foi possível melhorar as condições de vida dessas pessoas, contribuindo para uma maior autoestima, aceitação sociofamiliar, como forma de integração e inclusão paulatina na sociedade.