Segundo um estudo realizado pela ONU Meio Ambiente, o plástico é o maior desafio ambiental do SÉCULO XXI, pois estima-se que todos os anos, 13 milhões de toneladas de lixo plástico são depositados na natureza. Um outro problema muito preocupante mostra que 40% de todo o plástico produzido nos últimos 150 anos, foi utilizado uma única vez antes de ser descartado. Quando se fala em reciclagem, apenas 9% de todo o plástico produzido é reciclado. Esses são apenas alguns dos impactos causados pelo plástico no meio ambiente.
Como podemos imaginar, o nosso país não foge à regra, aliás, é só sairmos a passear para vermos a quantidade de plástico espalhado por tudo quanto é sítio, portanto, tudo quanto pudermos fazer para reduzir o plástico no ambiente, é bem-vindo e louvável.
Daí o mérito da iniciativa da Caboplast com o seu projeto de reciclagem do plástico, assumindo a sua responsabilidade ambiental, e investindo em equipamentos para reciclagem de materiais de plástico do tipo Polietileno, e no reaproveitamento de resíduos de plástico produzidos pela própria fábrica, que de outra forma terminariam em lixeiras.
Assim, e com o aumento da sua capacidade de reciclagem, a Caboplast está a trabalhar em ações que podem contribuir para a diminuição dos resíduos plásticos, nesse sentido, a empresa criou o projeto “NU DJUNTA NU RECICLA”, que consiste em recolher plásticos (da família Polietileno) descartados, para reciclagem. Como uma das ações deste projeto, a Caboplast, e a Fundação Donana, criaram a “CAMPANHA RECICLAGEM SOLIDÁRIA”, que consiste na recolha de resíduos plásticos: tampas de garrafas de água e refrigerantes, garrafas de água, garrafas de refrigerante, de produtos de limpeza, copos de iogurte etc., que serão entregues na Caboplast para reciclagem, e em contrapartida a Caboplast dará à Fundação Donana sacos de lixo para ajudar na triagem (cada saco deverá conter um tipo de plástico) e o seu Banco Alimentar contra a Fome, receberá apoio em cestas básica que serão doadas ás associações da
RAPFUD (Rede das Associações parceiras da Fundação Donana) que vão coordenar a Campanha nas Comunidades, para serem entregues ás pessoas que fizeram a recolha, e o seu Banco de Bens não alimentares e equipamentos, receberá Kits Escolares, que serão entregues ás Escolas da REPFEC ( Rede das Escolas Parceiras da Fundação Donana para a Formação em Educação para a Cidadania) , e posteriormente ás crianças mais vulneráveis das escolas onde se fez a recolha.
Esta campanha, tem também o intuito de sensibilizar e mobilizar mais parceiros , que possam reforçar a sua ação, pois juntos iremos sem sombra de dúvidas , desenvolver ações que possam diminuir significativamente o impacto extremamente nocivo dos plásticos no nosso meio ambiente.