A Fundação Padre Ottavio Fasano, foi uma das 22 associações/ONG´s contempladas no Edital para subvenção financeira de Projetos sociais comunitários de assistência à população vulnerável e inclusão produtiva de pequenos negócios informais, levada a cabo pelo Ministério da Família e Inclusão Social (MFIS), através da Direção Geral de Inclusão Social (DGIS), e a Plataforma das ONG´s de Cabo Verde.
O projecto, intitulado “Construção de uma infraestrutura pecuária da Casa Manuela Irgher”, em Santa Cruz, está a ser financiado no montante de 500 mil escudos e beneficia, directamente, 21 jovens mães solteiras desse concelho, internas da instituição, mas também em seguimento.
Mas, dado o financiamento, a instituição quer agregar ainda mais seis jovens ao projecto, perfazendo um total de 27 benificiárias. O mesmo visa a construção de uma infraestrutura de estalagem pecuária, com o objectivo de melhorar as condições de vida das jovens mães da Casa Manuela Irgher.
Em específico, esta infraestrutura pecuária permite a criação de galináceos, caprinos, bovinos e cunicultura, mas o projecto prevê, além da construção, a aquisição dos referidos animais, assim como a promoção e desenvolvimento de pequenas formações no domínio da pecuária, promovida pela Fundação e parceiros, destinadas às jovens mães afetas ao projeto, mas também à comunidade local e de outros concelhos.
Gestão de pequenos negócios, cuidados e tratamento dos animais, higiene e elaboração de pequenos projetos são as áreas abrangidas pela formação.
Este importante financiamento vai permitir assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida das beneficiárias, mas também para a sustentabilidade da própria casa de acolhimento Manuela Irgher.