No dia 10 de setembro, Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), durante a VII Assembleia Geral da organização, realizado nos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Praia. Eloisa Cardoso foi eleita como a nova presidente da organização, ela que até então era a secretária executiva da OMCV, vai substituir Idalina Freire que deixa as funções, 15 anos depois.
Segundo Eloisa Cardoso, os novos eleitos tem como desafio, reforçar a comunicação, tanto interna, como externa da organização, podendo assim dar maior visibilidade e conhecimento a organização e os trabalhos que vem sido realizados; a criação de um banco de dados dos membros com o intuito de saber quantos são, quem são e as competências existentes dentro da organização; e a criação de gabinetes de projectos e reforço as delegações, uma vez que, conforme disse, há “algumas que precisam de uma mão”.
A OMCV, criada oficialmente a 27 de Março 1981, conta com cerca de 12 mil membros inscritos e está filiada na Plataforma Nacional das ONG desde 1996.
Tem como foco o bem-estar social, económico e cultural da mulher, das famílias e da sociedade cabo-verdiana no geral, através da defesa e promoção dos direitos da mulher integrado numa perspectiva de género.