Plataforma das ONG´s- Webinar debate desafios das Organizações da Sociedade Civil no pós-pandemia

Vários associados da Plataforma das ONG´s estiveram reunidos online, no dia 18 de Dezembro de 2020, para debaterem, durante um Webinar, os desafios das Organizações da Sociedade Civil no contexto da pós-pandemia da covid-19. Daqui resultou a necessidade da criação de um Plano de Ação para os próximos cinco anos.

O contexto é difícil, adverso e vai exigir respostas céleres e específicas. Pois, o surgimento do novo Coronavírus (Covid-19) tem tido um impacto devastador nas economias mundiais e no dia a dia das pessoas, das instituições, das empresas e de toda a sociedade civil, no geral. Cabo Verde não foge à regra e a crise económica e social, especialmente ao nível do desemprego já se faz sentir, especialmente nos trabalhadores do sector informal, com foco nas mulheres chefes de família.

Daí cada vez mais as OSC são instadas a contribuir para a melhoria das condições de vida dos mais vulneráveis, lá onde a ação dos Poderes Públicos se revela insuficiente ou não chega de forma oportuna e desejada.

É que as medidas de políticas públicas adotadas no país, visando a recuperação da economia e empresas, na maioria dos casos, não tiveram e não têm o impacto económico nos operadores do setor informal. O setor informal, em 2015, registava 33.228 unidades de Produção Informal, empregava 39.874 trabalhadores, gerando um rendimento médio mensal de 30.600$00 por cada trabalhador, e contribuía para a formação do PIB com 12,1%.

Agora com a crise pandémica, registaram-se perdas significativas de rendimento na generalidade dos trabalhadores e os micro-empreendedores do setor informal.

As OSC de Cabo Verde, dentro das suas limitações de recursos, vêm dando uma contribuição solidária e útil para o alívio da situação social de milhares de cabo-verdianos, tanto diretamente, como através da intermediação, na criação de oportunidades de geração de rendimento, acesso ao apoio alimentar, financiamento às atividades produtivas e muitas ações de alcance social, mas sem visibilidade pública.

Mas o desafio do pós-Covid-19 é enorme e as OSC vão precisar de estar mais ativas, refletindo e adotando propostas de ação em articulação com os Poderes Públicos, setor privado, Igrejas e todos os atores sociais não governamentais sem fins lucrativos, para fomentar a inclusão social, a geração de iniciativas de auto-emprego e empoderamento dos mais desfavorecidos, como as mulheres chefes de família para enfrentarem a crise no pós-pandemia.

Objectivo

Nesse contexto, objetivo deste Webinar passou por promover uma reflexão sobre o papel das OSC no pós-COVID e a Pertinência da Plataforma das ONG´s como o grande catalisador de mudanças e influenciador das políticas públicas.

Juntos, os participantes, definiram os objetivos, prioridades e a estratégia da Ação Não-Governamental de fins não lucrativos para o pós-COVID-19, adotando um roteiro para a implementação das conclusões e recomendações da Webinar, através de um Plano de Ação para os próximos 5 anos.

Dar a conhecer o trabalho feito pelas organizações da sociedade civil durante a Pandemia; Refletir sobre o processo da Descentralização da Plataforma – Apresentação da experiência das duas Comissões Regionais, foram outras das acções levadas a cabo neste Webinar.

Tags: No tags

Comments are closed.